Agenda ASPIC

Atenção! Clique na seta ao lado de Compromissos para selecionar a agenda que deseja visualizar.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Comunicado do Instituto Bíblico Kalleyano (IBK - 021/2013)

Caros estudantes e líderes,

Informo abaixo dados da Festa do Livro da EDUSP. Ótima opotunidade de adquirir livros om excelente desconto.

Abraço fraterno,
Pr. Douglas


Festa do Livro reunirá 160 editoras, com descontos mínimos de 50%

Em 2013, a Festa do Livro da Edusp será realizada entre os dias 11 e 13 de dezembro, na Escola Politécnica. Cerca de 160 editoras oferecerão títulos com descontos de, no mínimo, 50%.
Aguardada ansiosamente por estudantes, funcionários e professores, a Festa do Livro da USP de 2013 será realizada na semana que vem, entre os dias 11 e 13, nos prédios da Engenharia Mecânica e da Engenharia Civil, da Escola Politécnica. Além do superdesconto, a Festa é uma boa oportunidade para garimpar livros que não estão mais disponíveis nas livrarias, já que as editoras trazem seus catálogos completos.
De acordo com a Edusp, organizadora do evento, a festa tem crescido a cada ano. Em 2012, o público estimado foi de 40 mil pessoas por dia. Para essa edição, 160 editoras já confirmaram a presença. “A Festa do Livro da USP não é uma feira, é uma festa em que o livro é o homenageado. Diferente da Bienal, na qual as editoras pagam caro para participar e não podem dar descontos, na Festa do Livro a cota de participação é quase simbólica – utilizada para a organização do evento – e as editoras são convidadas. Outra diferença é que esse não é um evento com atrações e participação de autores para promover títulos. A ideia central é vender livros, daí a feira crescer a cada ano e ter se tornado importante para muitas editoras, inclusive para as de grande porte”, explicou o diretor da Edusp, Plinio Martins Filho.
Para serem convidadas, as editoras devem trazer seu catálogo vivo e oferecer um desconto mínimo de 50% – hoje, algumas chegam a oferecer 80% de desconto. Também é considerado o perfil editorial, dando preferência às que tenham um conteúdo mais adequado ao público que frequenta a Universidade. A grande exceção são os livros infantis, cuja presença na festa aumentou, principalmente, por uma exigência do próprio público.
A Edusp disponibilizará todo o seu catálogo pela metade do preço. Os destaques são os livros “Almanaque o Cavaleiro Azul”, de Wassily Kandinsky e Franz Marc, “Literatura Europeia e Idade Média Latina”, de Ernst Curtius, e “História do Brasil”, de Boris Fausto. Apesar de também participar da festa, o grande objetivo da editora é organizar o espaço e oferecer a oportunidade de se comprar livros a um preço mais baixo. “O sucesso da festa mostra que, quando o livro é vendido a um valor mais acessível, há um público consumidor muito grande. Atualmente, caravanas de outras cidades trazem pessoas exclusivamente para comprar livros”, afirmou Martins.
Uma homenagem ao livro
A ideia da Festa do Livro surgiu no começo da década de 1990, da necessidade de a Edusp escoar um grande estoque de livros que há anos vinha se acumulando nos depósitos da editora. Para resolver o problema de logística e armazenagem, a Edusp organizou eventos nos quais os livros encalhados eram vendidos quase a preço de custo. Martins conta que a iniciativa foi um sucesso e um fato curioso é que, na época, o Brasil discutia a escolha do sistema de governo e isso acabou impulsionando a venda de livros relacionados ao Império e à família real, especialmente por interesse dos monarquistas.
A experiência adquirida nesses eventos levou a Edusp a pensar em estender o conceito e convidar outras editoras, com um perfil acadêmico semelhante, a participarem. Assim, a primeira Festa do Livro foi realizada, em 1999, com a presença de pouco mais de 10 editoras. De lá pra cá, a feira cresceu em público e em número de editoras participantes. No ano passado, 140 editoras venderam aproximadamente 195 mil livros, nos três dias do evento. Esses números fizeram da Festa do Livro da USP um dos eventos editoriais comercialmente mais importantes do país.
A Festa é aberta ao público e a entrada é gratuita. A lista de editoras e seus catálogos já está disponível na página do evento.
A Escola Politécnica fica na Luciano Gualberto, 380, travessa 3, Cidade Universitária, em São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3091-1617 ou pelo e-mail eventos.edusp@gmail.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário