Agenda ASPIC

Atenção! Clique na seta ao lado de Compromissos para selecionar a agenda que deseja visualizar.

sábado, 7 de dezembro de 2013

Comunicado do Instituto Bíblico Kalleyano (IBK - 19/2013)

Prezados Pastores e Líderes,

Segue anexo cartaz dos cursos de verão do Instituto Bíblico Kalleyano (IBK): ECOTEOLOGIA e PATRÍSTICA. Solicito informar membros de suas igrejas e, se possível, divulgar nas redes sociais e contatos por email. Trata-se de mais uma iniciativa do IBK em oferecer às igrejas paulistas cursos de capacitação às lideranças e membros em geral. Com certeza, dada diferenciação do tema e conteúdos, servirá também aos formados nos diversos cursos de nível superior, inclusive de teologia. Abaixo ementas e frases de importantes especialistas (Moltmann e Benoit).

Abraço fraterno,
Pr. Douglas

EMENTA ECOTEOLOGIA: A disciplina pretende analisar a relação entre a Ecologia e a Teologia a partir do texto bíblico como meio para compreensão da crença e atuação dos cristãos, prática necessária na atualidade diante da crise ambiental que o planeta terra enfrenta.

 “Precisamos compreender a natureza de um modo novo e de uma nova imagem de ser humano e, por isso, de uma nova experiência de Deus na nossa cultura. Uma nova teologia ecológica pode nos ajudar nisso”. (Jürgen Moltmann)

EMENTA PATRÍSTICA: O curso apresenta os principais Pais da Igreja do século I ao século VIII, examinando suas obras e o desenvolvimento das doutrinas cristãs. Especial atenção é dada aos sete primeiros concílios ecumênicos e às diferentes correntes de pensamento teológico e de práticas litúrgicas e sociais, fatores decisivos na construção dos diversos modelos eclesiásticos.

“Os Pais foram, na história da Igreja, os primeiros exegetas da Escritura. Assim sendo, situam-se muito mais próximos às origens do que nós. São por isso testemunhas mais autorizadas da compreensão da pessoa e da obra de Cristo do que os comentaristas dedicados ao estudo da Escritura que viveram quinze ou vinte séculos após a época que esta foi redigida”. (André Benoit) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário