Agenda ASPIC

Atenção! Clique na seta ao lado de Compromissos para selecionar a agenda que deseja visualizar.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Comunicado da Secretaria de Evangelização e Missões (SEM 02/2013)


Prezados Pastores e Líderes,
Envio abaixo estatística mundial do religiões recebida neste ano. Com certeza vários aspectos podem ser abordados, entretanto parece-me dado importante o crescimento dos que se declaram sem religião. Segundo esta pesquisa os sem fé já ocupa a terceira posição mundial (16%). Entre estes muitas pessoas estão sendo destroçadas espiritualmente por uma religião de mercado, parafraseando Paulo Romeiro são "Decepcionados com a Graça". Alcançá-los com o Evangelho da Graça é um dos principais desafios para nossas igrejas. É tempo de nossas igrejas unirem suas forças e capacitar homens e mulheres para a evangelização. Neste ano teremos três  Mobilizações Evangelísticas (30 de março; 29 de junho e 28 de setembro de 201 3) , os irmãos já agendaram estas datas? Que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos dê sabedoria e graça para o cumprimento da missão, tanto nas igrejas locais e na associação de igrejas .
Fraternalmente,
Pr. Douglas 
 
CRISTIANISMO É O MAIOR GRUPO RELIGIOSO DO PLANETA
Quinta-feira, 10 de janeiro de 2013 – Fonte: ALC
De cada dez habitantes do planeta, mais de oito - ou 5,8 bilhões de pessoas - estão vinculados a um grupo religioso, mostra a pesquisa "A Paisagem Religiosa Mundial", do Instituto Pew. Uma de cada seis pessoas - cerca de 16% da população mundial - não tem vínculo com alguma religião.
O estudo está baseado em mais de 2,5 mil censos, registros populacionais ou estudos de 232 países. Com 2,2 bilhões de seguidores, o cristianismo - 32% da população mundial - é o maior grupo religioso, seguido do islamismo, com 1,6 bilhão de fiéis ou 23% da população, dos hinduístas (1 bilhão), budistas (500 milhões) e judeus (14 milhões, ou 0,2% da população mundial). 
Mais de 400 milhões de pessoas praticam outras religiões, como os aborígenes da Austrália, os indígenas norte-americanos, algumas minorias chinesas. Quase a totalidade dos hinduístas e dos budistas encontra-se na região do Pacífico, na Ásia. Na mesma região vivem 62% dos muçulmanos, distribuídos entre a Indonésia, a Índia e o Paquistão.
Na amostragem, a pesquisa trabalha com o conceito de "não filiados", que incluem ateus, agnósticos e os que não se identificam com nenhuma religião em particular. Muitos deles, reconhece o Pew, têm alguma forma de crença religiosa, fé em Deus ou num poder superior. 
A igreja dos sem fé, aponta a pesquisa, é o terceiro maior grupo na face da Terra. O culto em ascensão é o do ateísmo. 
No Brasil, 7,9% dos brasileiros e das brasileiras dizem que não têm religião ou não acreditam em divindades. Mas 88,9% se declararam cristãos.
O país latino-americano menos religioso é o Uruguai, onde 40,7% da população não pertencem a nenhuma denominação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário