Agenda ASPIC

Atenção! Clique na seta ao lado de Compromissos para selecionar a agenda que deseja visualizar.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Projeto AMAR - Plantando Casas de Oração



PROJETO AMAR – PLANTANDO CASAS DE ORAÇÃO

Completamos quatro meses da aprovação da criação de nossa “Agência Missionária de Apoio Regional” (AMAR) e já estabelecemos nossa primeira parceria com a IEC Jardim dos Ipês visando uma breve emancipação da IEC Jardim Fanganiello.

O curto tempo entre a aprovação em nossa Assembléia Regional (outubro/2011) e a implantação do primeiro projeto (fevereiro/2012) pode dificultar a assimilação dos objetivos da AMAR. Esta comunicação pretende esclarecer estes aspectos e, se necessário, abrir diálogo com lideranças.

Em primeiro lugar é importante destacar o que a AMAR não é. A agência de forma alguma substitui a tarefa missionária das igrejas. O quadro ideal seria termos igrejas autônomas e com recursos para implantação de novas igrejas. Numa situação destas não haveria espaço para uma agência de apoio.

Agora podemos afirmar o que a AMAR é. O próprio nome define e delimita a agência. É de apoio, portanto de ajuda a necessidades existentes no tocante a implantação de igrejas e é regional, isto é, restrita ao estado de São Paulo, campo de atuação de nossa associação (ASPIC).

Desta forma as igrejas que possuem projetos de expansão e contam com restrições financeiras podem promover parceria com a AMAR. De igual modo as igrejas-mães que querem dinamizar e abreviar processo de autonomia de suas congregações podem se associar a AMAR.

Os recursos da AMAR são das igrejas associadas à ASPIC e também de pessoas físicas e jurídicas que quiserem participar deste projeto. O congregacionalismo é firmado em duas características: autonomia da igreja local e corporativismo responsável com as igrejas irmãs. A AMAR faz brotar na cooperação dos irmãos e das igrejas a essência de nosso sistema de governo.

Explicado o que a AMAR não é, o que a AMAR é, para que serve e qual sua motivação doutrinária, resta tratar qual o cronograma do projeto. A princípio consideramos a implantação de dois projetos por ano (20 parceiros) distribuídos em dois grupos. Utilizando o período da atual gestão da ASPIC teríamos o seguinte cronograma:


Na tabela acima fica estabelecido o alvo para a atual gestão de implantar sete projetos até 2014 e deixar cinco projetos com grupos já formados e em andamento, com alvo de atingirem seus objetivos de 2015 a 2017.

Estima-se a segunda etapa de cada projeto a cada dois anos e meio, decorrente do sistema de apoio ser decrescente (“sistema cascata”). O projeto só sobrevive se houver a participação de parceiros. Quem patrocina a AMAR são as igrejas e irmãos interessados na proclamação e expansão do evangelho. Não há recursos de fora! É nosso privilégio e responsabilidade participar.

O Projeto AMAR nasceu da busca do estabelecimento de novos métodos e novas estratégias para o cumprimento do alvo do Projeto Colheita – triplicar nossas igrejas e membros até 2018 – o desafio agiganta-se quando percebemos que 40% da década já passou (2008/2018).


Fraternalmente,
Pr. Douglas

Nenhum comentário:

Postar um comentário